O VALOR DA MEMÓRIA – UM PROJETO TAMBÉM PARA JOVENS
O Projeto Moinho da Cascata – Passado e Presente aproxima estudantes das escolas públicas de Caxias do Sul da arquitetura, do patrimônio histórico e da biodiversidade do espaço, com visitas guiadas gratuitas e experiências culturais.
Para muitas crianças e jovens a expressão tombamento de um prédio significa derrubá-lo. E até há alguma lógica no raciocínio. A associação de ideias junto à falta de conhecimento geram confusões comuns. Por isso, ensinar o valor dos prédios históricos da cidade, contar suas histórias, comungar experiências positivas dentro destes locais, torna-se uma iniciativa louvável. Um dos eixos do Projeto Moinho da Cascata – Passado e Presente é possibilitar que os alunos de escolas públicas de Caxias façam visitas guiadas no espaço, escutem os fatos históricos do Moinho, saibam do seu tombamento em 2002, vejam fotos, vídeo, observem as águas do Arroio e entendam a importância da natureza no passado e nos dias de hoje. Afinal, tombar é manter em pé não só a edificação, mas a memória do lugar.
Durante os vinte anos de trajetória do Grupo Ueba – que administra o Moinho da Cascata há onze anos e realiza o Projeto Passado e Presente – as escolas sempre fizeram parte do cotidiano, através de apresentações teatrais, palestras e projetos literários. Estar junto das redes escolares, principalmente as mais vulneráveis, é um dos compromissos do grupo. Agora, unir cultura, patrimônio, educação e visitas guiadas ao Moinho são passos importantes neste sentido. Proporcionar aos alunos uma viagem ao passado, um novo olhar para o patrimônio e a história da cidade são alguns dos objetivos do projeto.
As visitas guiadas para as escolas municipais de Caxias do Sul acontecem nos dias 06, 12, 18 e 20 de agosto, são todas gratuitas, duram em média uma hora e contemplam: interação e conversas informativas e artísticas com integrantes do Grupo Ueba; visita às dependências do prédio; exibição de um vídeo exclusivo contando fatos da história, arquitetura e meio ambiente do lugar; tempo livre para admirar a natureza do Moinho e ficar na biblioteca.
As escolas participantes, em ordem de visitas, são: EMEF Laurindo Formolo, EMEF Luiz Fernanda Mazzochi, EMEF Luiz Covolan, EMEF Dezenove de Abril, EMEF Basílio Tcacenco, Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Caldas Junior e EMEF Dolaimes Stedile , EMEF Leonor Rosa, EMEF São Vicente de Paulo, EMEF Atiliano Pinguelo e EMEF José de Alencar.
Conheça todo o projeto Moinho da Cascata – Passado e Presente no site: www.moinhodacascata.com.br e nas redes sociais @grupoueba e @moinhodacascata
O Projeto Moinho da Cascata Passado e Presente foi realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 através do Edital SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória e do Ministério da Cultura do Governo Federal (@minc). A realização é do Grupo Ueba (@grupoueba) e do Moinho da Cascata (@moinhodacascata).
@minc @leipaulogustavo @sedac_rs #minc #lpg